sexta-feira, 15 de outubro de 2010

V Jornada da Seção Santa Catarina da EBP

V Jornada da Seção Santa Catarina da Escola Brasileira de Psicanálise


"Somos todos loucos?"


29 e 30 de Outurbo de 2010, no Hotel SESC de Cacupé. 
Haroldo Soares Galvan, 1670, Cacupé, Florianópolis, SC.


Convidados:


Esthela Solano Suarez
Analista membro da École da Cause Freudienne / FR/ Asociação Mundial de Psicanálise


Antônio Beneti
Presidente da Escola Brasileira de Psicanálise


Sérgio Passos Ribeiro de Campos
AE (Analista da Escola)- EBP - MG




Informações e inscrições:
(48) 3222-2962
www.ebpsc.com.br
ebpsc@newsite.com.br

sábado, 9 de outubro de 2010

Notas de Lacan, do "Meu Ensino"

"Todos julgam ter uma idéia suficiente sobre a psicanálise. "o inconsciente, ora, é o inconsciente." Todos sabem agora que existe um inconsciente. Não há mais problemas, mais objeções, mais obstáculos. Mas o que é esse inconsciente?
Conhecemos o inconsciente desde sempre. Claro que há um monte de coisas que são inconscientes, inclusive tudo mundo fala sobre isso há muito tempo na filosofia. Na psicanálise, porém, o inconsciente é um inconsciente que pensa vigorosamente. É louco o que elucubra esse inconsciente. São pensamentos, dizem.
Então, ai, atenção, calma. "Se são pensamentos, isso não pode ser inconsciente. A partir do momento em que isso pensa, isso pensa que isso pensa. O pensamento é transparente a si mesmo, não se pode pensar sem saber que se pensa".
Claro, essa objeção não tem mais importância alguma agora. ...Ela parece refutável, ao passo que é irrefutável. É justamente isso o inconsciente. é um fato, um fato novo. Será preciso começar a pensar algo que dê conta disso, de que pode haver pensamentos inconscientes. Isso não é obvio.
(...) Entra-se nesse campo de saber (a psicanálise) por uma experiência unica, que consiste simplesmente em se submeter a uma psicanálise. Depois disso, poder-se-ia falar. Poder-se-ia falar, o que não quer dizer que se fale. Poder-se-ia. Poder-se-ia caso se quisesse, e querer-se-ia de fato caso se falasse a pessoas como nós, que sabem, senão para quê?
(...) O inconsciente não é uma característica negativa. Há no meu corpo um monte de coisas de que não sou consciente, que não fazem em absoluto parte do inconsciente freudiano. Não é porque o corpo é de tempos em tempos envolvido por ele que o inconsciente do corpo esteja em pauta no inconsciente freudiano...Eles chegam inclusive a fazer crer que a sexualidade de que falam é a mesma coisa que a de que falam os biólogos. De forma alguma.
(...) Será a psicanálise pura e simplesmente uma terapêutica, um medicamento, um emplastro, um pó de pirlimpimpim, tudo que cura?...A pesar de tudo, se existem pessoas que se metem nesse negócio infernal que consiste em visitar um sujeito três vezes por semana anos a fio, é porque, em tudo caso, isso tem em si certo interesse.
(...) Então, quando falamos de um furo na verdade, não é, naturalmente, uma metáfora grosseira, não é um furo no casaco, é o aspecto negativo que surge no que tange à sua inaptidão a se comprovar. é disso que se trata em uma psicanálise."

Extraido de "Lugar, origem e fim do meu ensino", em Meu Ensino, Jaques Lacan, 1967.   

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Visiones, de Silvina Ocampo

"La oscuridad. El no ser. Puede exisitr algo más perfecto? Los momentos se entremezclan. Como una víbora sonda baja por la garganta. El médico es una mezcla de torturador y de joyero. Se inclina sobre mí, me deslumbra con un foco de luz intensa. Me ordena, me prefora, me martiriza. Mi organismo se confiesa con él. Soy dócil. No sufro. Hay que entregarse. Vuelvo a la oscuridad. Vuelvo a no ser."

De Visiones. Cuento de Silvina Ocampo.  Del libro "Las invitadas" (1961)

A vida segundo um médico


El resfrío se seca cuando el cuerpo no llora.
El dolor de garganta obstruye cuando no es posible comunicar las aflicciones.
El estómago arde cuando las broncas no consiguen salir. La diabetes invade cuando la soledad duele.
El cuerpo engorda cuando la insatisfacción aprieta.El dolor de cabeza deprime cuando las dudas aumentan.El corazón desiste cuando el sentido de la vida parece terminar.La alergia aparece cuando el perfeccionismo se vuelve intolerable.Las uñas se quiebran cuando las defensas se ven amenazadas.El pecho se comprime cuando el orgullo esclaviza.El corazón se infarta cuando sobreviene la ingratitud.Las neurosis paralizan cuando "el niño interno" tiraniza. La fiebre quema cuando las defensas derriban las fronteras de la inmunidad.
 La plantación es libre, la cosecha, obligatoria ...

Preste atención a lo que está plantando,  porque eso mismo será lo que cosechará !!!

 ¡¡¡Sea feliz!!! 

 

sábado, 2 de outubro de 2010

Sejam Bem-vindos

Caros amigos,
Sejam bem-vindos ao meu blog, criado com a intenção de estabelecer um espaço de conversa e discussão dobre temas de interesse sobre o ser humano contemporâneo, psicanálise, cultura, artes e tudo o que possa nos colocar a pensar, com o intuito de melhorar a vida que nos toca viver neste século XXI.
Está aberto a quem quiser participar, e aportar idéias, pensamentos, ou atividades. Também está orientado a quem quiser nos mostrar seu trabalho, arte ou ocupação, com fins de compartilhar e difundir sua tarefa ou trabalho.


Bem-vindos!
Laura